top of page

OBRA COLETIVA FACHADA - TERROR

 

Anibal Turenko Beça

Adonay Garcia

Bulk

Deryork RK Fuk

Choroni Organizo

Di Paradise

Francisco Ricardo

Finha Felix

Hugo Cauper

Marcos Sonek

Messias Track

Norman PintandoAndo

Silvandro Godo

Thaizis Isy

Tial Flávio

Reboco - Outro Muralismo 

Com objetivo de reunir e valorizar o trabalho de artistas em Manaus, o grupo Picolé da Massa criou o projeto “Reboco – Outro Muralismo”, exposição permanente presente no Espaço Cultural Da Várzea das Artes e aberta para a visitação gratuita.

 

O grupo já existe há três anos, desde 2013, idealizado pela realizadora audiovisual e produtora cultural manauara Keila Serruya. O grupo idealiza e produz atividades ligadas as artes visuais, audiovisual e música. Muitos dos seus projetos são de linguagens múltiplas, construindo obras/atividade/ações híbridas e contemporâneas. Apesar de prioritariamente reunir cerca de 15 artistas de diversas expressões de Manaus e Boa Vista, também convidam e participam de projetos de outros coletivos. Apesar do pouco tempo de criação, possui um respeitável histórico de ações e interferências na cidade, oriundas de projetos propostos por seus membros, sempre debatido e construído pelo grupo.

 

A exposição é composta por sete obras individuais e uma obra coletiva, tomando conta das paredes do espaço com trabalhos de 21 artistas que misturam técnicas que transitam do grafite ao estêncil, da ilustração com traços psicodélicos a desenhos realistas com influência indígena e religiosa, sendo discutidas e construídas buscando integração entre as obras e a dinâmica da casa. Os diversos estilos de muralismo que integram a exposição, reflete a essência do grupo, e reforça que o Da Várzea das Artes como um espaço urbano de resistência em meio a prédios e casas monocromáticas no bairro do Parque 10 de Novembro, onde está localizado.

 

O Espaço Cultural Da Várzea das Artes é um capítulo à parte. Antiga residência do poeta, jornalista, produtor de televisão e compositor premiado, o manauara Aníbal Beça, com reconhecida atividade e participação em prol da elaboração de políticas públicas democráticas para a cultura em Manaus e pela região Norte. O espaço, que também é um Ponto de Mídia Livre, foi criado dentro dos conceitos de economia criativa e solidária e sobrevive de forma independente, transpirando essência original da casa, possibilitando lugar para outros artistas, promovendo oficinas, exibições e debates de filmes, exposições ou seja, ambiente alternativo para artistas de todo o país, que compartilhem dos princípios norteadores para o grupo.

 

A obra coletiva, exposta na fachada e ainda aberta para ouras contribuições, contou com a participação de Anibal Turenko Beça, Adonay Garcia, Bulk, Deryork RK Fuk, Choroni Organizo, Di Paradise, Francisco Ricardo, Finha Felix, Hugo Cauper, Marcos Sonek, Messias Track, Norman PintandoAndo, Silvandro Godo, Thaizis Isy e Tial Flávio.

Os artistas que participam nas obras internas são: Alessandro Hipz com a obra Maria, Santa do Guaraná, Diego Batista com Véstia de Samambaia, Raiz Campos com Chamado da força, Emerson Soft com Camaleão, Nádja Kristhina com Magia crescente Marieta e Mia Monteiro Monteiro com A cor.

A equipe técnica do Picolé da Massa, que está à frente da casa, é composta por Keila Serruya (Gestora do espaço e produtora cultural), Thiago Hermido e Jessica Vicentini, responsáveis pela comunicação do espaço.

No final do ano passado, 19 de dezembro, o grupo lançou um vídeo com o processo e resultado das obras. Nele, também é retratada a reforma e construção do espaço cultural que recebe a exposição. 

“O mundo precisa conhecer a arte urbana produzida na Amazônia. Pode parecer estranho colocar formas de expressão tão características de grandes centros urbanos e a região com a maior floresta tropical do mundo na mesma frase, mas acredite, tem muita coisa acontecendo por lá e que você merece saber. Para além das riquezas da fauna e flora e da importância para o meio ambiente e futuro do planeta, o Norte do país vem mostrando seu potencial quando o assunto é street art. Em Manaus, principal capital da região, as obras podem ser vistas em viadutos, prédios abandonados no Centro Histórico da cidade, muros, e em diversos outros elementos que compõem a cidade de mais de 2 milhões de habitantes.” destaca o release utilizado para divulgação pelo grupo.

 

 

SERVIÇO

“Reboco – Outro Muralismo” e a arte urbana produzida na Amazônia

Espaço Cultural Da Várzea das Artes

Rua B, Casa 2

Conjunto Jardim Yolanda – Parque 10

Manaus – Brasil

(55 92) 3308-8778

 

OUTROS CONTATOS

Keila Serruya (55 92) 99108-1080

Thiago Hermido (55 92) 99110-1198

Jessica Vicentini (55 92) 99243-8942

grupopicoledamassa@gmail.com

Por Afonso Gallindo/Comunicação RRN

Assista ao vídeo e conheça o projeto e o espaço.

  • YouTube Social  Icon

Conheça e acompanhe

as redes sociais

  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page