top of page

ARTEDOMEIODOMUNDO

  No próximo dia 10 de novembro, acontecerá o lançamento do projeto ARTE AMAZON, em Macapá (AP). O evento terá como objetivo divulgar e comercializar artistas visuais da Amazônia e, como primeira ação, fará a Exposição Coletiva “Revoada das Cores” e o lançamento do site oficial do projeto.

 

  O projeto ARTE AMAZON é amplo e ousado. Nesta primeira fase, inicia com uma exposição coletiva reunindo dez artistas convidados de diferentes vertentes e também o lançamento do site voltado para comercialização de obras, ampliando as possibilidades de comercialização da produção artística amazônica. Na sequência, acontecerão exposições coletivas em Belém e Manaus, com artistas de cada estado sendo somados ao projeto. Outras capitas amazônicas já estão em negociação para a realização da itinerância, contando sempre com a participação de artistas locais.

 

  Criado pelo amapaense Gilberto Almeida, 54, artista plástico de coração e analista de sistema por profissão, o projeto do site envolve uma equipe técnica resumida, porém com expertise nas respectivas áreas de atuação: André Melo no desenvolvimento e manutenção do portal e Fátima Almeida na gerência funcional, comandando a gestão administrativa e as finanças, além de controlar as metas, objetivos e orçamentos.

 

  A proposta vem como resposta para questões importantes para o terceiro setor: a divulgação, circulação e comercialização de obras de arte. O projeto chega já promovendo a necessária oxigenação, num momento complexo, não somente para o setor da cultura. O site cria uma galeria de artes visuais virtual, que divulga e comercializa obras de artistas em diversos formatos, na tecnologia fine art através da internet, que atuam no cenário artístico-cultural da Amazônia. Nasce com a meta ousada de, até dezembro deste ano, envolver mais 15 artistas, todos da Amazônia, e a venda de mais de 400 peças, entre originais, reproduções, fotografias e desenhos.

 

  A adesão ao projeto é a seguinte: O artista, necessariamente indicado por um artista-convidado já participante do projeto, envia sua obra. Ela passa por uma curadoria, uma espécie de filtro, que busca apenas manter o padrão de qualidade proposto pelo projeto. O site divulga e, se ela for vendida, o artista será comunicado para que seja dado início ao processo de envio da obra. A cada venda realizada o artista recebe o valor contratado e o site recebe um porcentual sobre a operação, que será revestido para a manutenção do site e a operacionalização do projeto.

 

  “Eu digo sempre que a tecnologia me roubou da arte. Este projeto não se trata de filantropia, não é política, é uma maneira de ofertar ao mercado a arte de quem já atua, que tem um processo de produção artística na Amazônia. A diferença é que nós não ficamos esperando pelo poder público, por recursos. Reunimos nossas economias para poder trazer para o mercado o artista da Amazônia.” conclui Gilberto Almeida, idealizador do projeto.

ARTISTAS CONVIDADOS

Ronaldo Picanço

Amapaense, dedica sua arte a valorização do cenário amazônico, da história viva, do folclore e das tradições de sua terra, viajando pelos caminhos da Fine’Art, com estilo fortemente marcado pela fluidez das linhas, transparências e efeitos de luz. Em boa parte dos casos, as obras do artista, são representadas por coleções que vão desde a concepção hi-tec, marcada pelos efeitos de luz, às memórias urbanas da cidade do seu tempo de garoto; das belezas do paisagismo amazônico, às festas tradicionais do Batuque e do Marabaixo; do fantástico grafismo Maracá e Cunani (distrito do município Calçoene/AP) às belezas naturais da fauna e da flora amazônica, onde o artista mora e de onde retira a inspiração para ofertar força e beleza estética à sua arte.

MR Fonseca

Formado em Geologia e Letras, é tradutor em língua inglesa. Este amapaense iniciou na fotografia na segunda metade dos anos 80, quando adquiriu uma câmera Olympus Pen, quando ainda nem se ouvia falar em câmeras digitais. Foi o caminho para a Luz. Formou-se profissionalmente pelo IF – Instituto de Fotografia no Rio de Janeiro em 2012. Desde então não parou mais seus estudos, aprimorou-se nos programas de edição de imagens e sentiu então que o caminho para as “grandes fotografias” estava em entender como funciona o comportamento da luz e das cores. Tem como inspiração a obra dos grandes fotógrafos, tais como Sebastião Salgado, Ansel Adams, os contemporâneos Trey Ratcliff, Darren White, David Keochkerian, Atif Saeed, Davis Duchemin, Araquém Alcântara e tantos outros.

Ralfe Braga

Ilustrador, desenhista, artística plástico e digital além de publicitário. Amapaense, mora em Brasília/Df, cidade em que iniciou a sua carreira artística e onde mantém ateliê. É formado em Educação Artística com Licenciatura em Artes Plásticas pela Faculdade de Artes de Brasília. Pós-Graduado em Artes Visuais/Cultura&Criação pela Faculdade SENAC.

Luiz Porto

Artista plástico, escultor e ilustrador. Nasceu no Município de Monte Alegre/PA. Participou de diversas exposições individuais e coletivas. Além de exercer seu ofício em seu atelier é também professor na Escola de Artes Cândido Portinari em Macapá/AP

 Augusto Leite

José Augusto de Souza Leite é médico psiquiatra, poeta, artista plástico e um excelente contador de histórias. Nasceu em Belém do Pará, mora há mais de uma década no Estado do Amapá. Se revelou como artista visual em 2015, depois de visitar a Galeria de Artes Samaúma e entrar para o coletivo ARTICULADOS. Ex-seminarista e um estudioso na história da arte, se apaixonou pela obras sacras e passou a produzir excelentes trabalhos com linguagens religiosas. 

Luciana Macedo

Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF, pós-graduada em Marketing de Serviços pela Gama Filho, graduada em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda pela UnB, professora do curso de jornalismo da Unifap, responsável pela área de fotografia e planejamento gráfico. Responsável por várias exposições fotográficas, a maioria delas sobre viagens dentro e fora do País.

Ivan Amanajás

Começou suas atividades artísticas precocemente aos 13 anos. Participou exposição coletiva no extinto Ginásio de Macapá (GM), junto com artistas plásticos prestigiados localmente, como R. Peixe, Antônio Homobono, Olivar Cunha, Abenor Amanajás, entre outros. Desde a juventude, já possuía uma forte tendência para o surrealismo, o qual aderiu por muito tempo. Mas foi além, dominando outros estilos, incrementando-os em suas obras.

Floriano Lima

Fotógrafo amapaense que registra o cotidiano de Macapá. Suas fotografias relatam das cenas mais simples às mais complexas de nossa cidade.

Maciste Costa

Raimundo Benedito Menezes da Costa ou Maciste Costa para os mais próximos é artista plástico, ilustrador, poeta e escritor. Nasceu em 1964 em Belém do Pará. Seu trabalho está presente em ilustrações feitas para livros, como as do recém-lançado “Procura-se um Inventor”, do escritor Daniel da Rocha Leite. A intimidade com as ilustrações para livros e textos também surgiu na infância. Com o passar do tempo aperfeiçoou, de forma autodidata, a técnica dos traçados e sua própria forma de fazer arte, que ele alicerça na palavra.

Amapá Garden Shopping

Rodovia Juscelino Kubitscheck, km 2, 2141 Universidade - Macapá - AP

De 10 a 13 de novembro de 2016

Abertura – 10/11, às 19 horas

Visitação –11 às 13/11, das 10 às 22 hs.

Entrada franca

SERVIÇO

Clique e conheça o site do projeto

Por Afonso Gallindo  - ASCOM/RRN

bottom of page