top of page

Caravana da Cultura visita a região norte

Esta semana, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, esteve em visita à Região Norte acompanhado de autoridades do MinC e vinculadas, em mais uma itinerância da Caravana da Cultura.

 

Além do ministro, a Caravana da Cultura contou com a presença dos secretários de Políticas Culturais (SPC), Guilherme Varella; de Articulação Institucional (SAI), Vinícius Wu; da Cidadania e da Diversidade Cultural, Ivana Bentes; da presidente do IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Jurema Machado; do presidente do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), Carlos Brandão; e ainda com representantes da Fundação Cultural Palmares e da Secretaria do Audiovisual. O Chefe da Representação Regional Norte, Delson Cruz, também está presente no evento.

 

Na manhã da quinta-feira (25), a Praça CEU de Macapá recebeu a Caravana da Cultura. O ministro, secretários e presidentes de instituições vinculadas ao Ministério da Cultura (MinC), parlamentares e prefeitos visitaram o local e foram recebidos pelo grupo de batuque e marabaixo Banzeiro Brilho de Fogo, pelo grupo de bombeiros-mirins e por crianças e frequentadores do local. Juca Ferreira elogiou o trabalho que vem sendo realizado na Praça e explicou que a Caravana chegou ao Amapá porque o MinC está preocupado com o desenvolvimento da cultura no Brasil inteiro. "O Brasil costuma subesti-

mar a cultura como elemento importante da Nação. A cultura permite que cada brasileiro enfrente os obstáculos do século XXI. Onde há desenvolvimento cultural, a violência cai. No próximo ciclo de desenvolvimento do Brasil, a cultura tem que ser elemento central. Quando falo de desenvolvimento, estou falando para os brasileiros e para todo o Brasil", destacou o ministro.

Roda de Conversa

 

No período da tarde, Juca e sua comitiva visitaram o Museu Sacaca, em Macapá, para uma Roda de Conversa. A Caravana foi recebida com festa por indígenas das etnias Waiãpi, Tiriyo, Kaxuwana e Apalai. A causa indígena é uma das bandeiras da atual gestão e o ministro Juca reiterou, na ocasião, seu compromisso com ela. As comunidades indígenas representadas entregaram documentos com suas reivindicações. O ministro participou do ritual chamado Avasi, em tupi-guarani, e que significa Festa do Milho.

 

A Roda de Conversa de Macapá reuniu representantes da dança, da música, de teatro e de vários outros segmentos artísticos, que apresentaram demandas, relataram problemas e discutiram o cenário cultural no Amapá. A reivindicação comum à maioria dos fazedores de cultura é a falta de uma representação regional do Ministério no estado. "Nosso problema esbarra na questão da formação, mas, principalmente, na falta de representatividade do MinC. Precisamos do ministério perto da gente", disse o produtor cultural e presidente do Coletivo de Artistas, Produtores e Técnicos em Teatro do Amapá (CAPTTA), Washington Silva.

Na manhã desta sexta-feira (26), a Caravana da Cultura encerrou as atividades em Macapá com uma visita à tradicional Fortaleza São José de Macapá, construída por mão de obra negra e indígena. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1950, a fortaleza – que completou 232 anos em 2015 – busca o reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Patrimônio Cultural da Humanidade.

 

Parintins

 

Nesta sexta-feira (26), a Caravana da Cultura também realiza atividades em Parintins, no estado do Amazonas. Durante a tarde, a Caravana visita a Feira Indígena e a Feira de Economia Solidária, e a noite, participa do lançamento do Festival Folclórico de Parintins.

 

Para o ministro da Cultura, Juca Ferreira, a Caravana serviu para "aproximar o ministério de quem faz cultura, dos povos indígenas, dos quilombolas e de todos que de alguma maneira contribuem culturalmente para o Brasil". "Eu não conhecia o estado do Amapá. Eu tive uma grata surpresa dos índios terem vindo por conta própria aqui (se referindo ao Museu Sacaca, onde foi realizada ontem a Roda de Conversa) apresentar suas demandas. A consciência cultural da região é de orgulho do que produz aqui", considera.

 

Fonte: Ascom/MinC

Escritório Regional Norte

Avenida Governador José Malcher, nº 474 - Nazaré - Belém - Pará - CEP: 66035-100

Telefones: (91) 3073-4150/3073-4156/3073-4155

Dias e horários de atendimento ao proponente: Agendamento prévio com 24 horas de antecedência

Dias da semana: Segundas, quartas e sextas-feiras

Horário de atendimento: hora marcada, entre as 14h30 e 17h30

Para agendar atendimento:

 Por e-mail, no endereço regionalnorte@cultura.gov.br;

Por telefone, pelo número (91)3073-4155

Informe nome completo e motivo do atendimento.

Não será mais realizado atendimento presencial sem prévio agendamento.

Criado e monitorado pela Comunicação da Escritório Regional Norte.

bottom of page