
5º Festival de Carimbó de Marapanim




Nos dias 08 e 09 de dezembro, ocorreu o Festival de Carimbó de Marapanim, o Zimbarimbó, que, em sua 5ª edição, teve como objetivo premiar os grupos e mestres do carimbó, incluindo aqueles in memoriam, contemplados pelos prêmios Carimbó Patrimônio e Culturas Populares.
No total, foram selecionados 20 projetos do município, sendo 11(onze) pelo edital do IPHAN, Prêmio Carimbó Nosso Patrimônio, e 9 (nove) pelo Prêmio de Culturas populares, edição 2017 – Leandro Gomes de Barros.
Durante o evento, ocorreu um cortejo em homenagem ao mestre José Gomes da Silva, “Mestre Mujica”, que saiu frente de sua casa, percorrendo as ruas da cidade e finalizando com o levantamento do mastro, que ocorre tradicionalmente há mais de 100 anos, da Praça da Bandeira, lugar onde teve início a programação de premiação.
A festa do Zimbarimbó ocorre tradicionalmente no centro da praça, onde são montadas barracas de artesanato, comida típicas, farinha, que é produzida na hora, e um barco que é levado para a praça.
Tradicionalmente, Marapanim é tida como o berço do carimbó, manifestação cultural típica do Pará que foi registrada, em 2011, como Patrimônio Imaterial pelo Iphan. A festividade conta com o apoio da prefeitura e comerciantes locais.
O Ministério da Cultura esteve presente na festividade por meio da Representação Regional Norte, a convite dos organizadores da festa. O servidor Alberdan Batista acompanhou a manifestação e pôde conhecer e dialogar com os premiados.
Mestres Premiados:
Edital Carimbó Patrimônio Cultural - Iphan.
Juraci Freire-Mestre Caranguejo.
Maria Vieira-Mestre Maria.
In Memorian
Mestre Pelé
Mestre Lucindo
Mestre Bento.
Culturas Populares – Leandro Gomes de Barros
Rosa Espirito Santo
Sebastião Canuto
Manoel Chaves
Humberto Martins-Ninito
Melentino-Meleco
Mário Martins.
Por Alexandra Farah (Ascom/MinC Norte)