top of page

INAUGURAÇÃO DE CEU EM BREVES

INAUGURADA MAIS UMA PRAÇA CEU EM BREVES (PA)

Foi inaugurado nesta última quinta-feira, em Breves, na Ilha do Marajó (PA), mais um Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), programa do Governo Federal coordenado pelo Ministério da Cultura.O MinC foi representado, no evento, pelo Chefe da Representação Regional Norte, Substituto, Alberdan Batista, que participou da cerimônia de inauguração.

 

Com uma estrutura de 3 mil metros quadrados, o CEU de Breves é o quinto a ser inaugurado no Estado do Pará – os outros municípios, que já possuem CEU, são Abaetetuba, São Félix do Xingu, Tucuruí e Jacundá. O MinC investiu R$ 2,02 milhões no centro. O espaço possui biblioteca, cine teatro, salas multiuso e multimídia, quadra poliesportiva, além de pista de skate, onde serão ofertadas diversas atividades, incluindo um centro de referência em assistência social (CRAS).

 

A inauguração aconteceu com uma grande festa na presença de autoridades estaduais, municipais e uma programação cultural para a população, além do entusiasmo dos servidores que atuarão no centro. Rita Sanches, coordenadora da Biblioteca Pública Municipal de Breves, será a responsável pelo espaço da biblioteca do CEU, e declarou estar muito confiante com a inauguração do centro: “Recebi o convite com muita alegria, quando fui convidada a assumir o espaço do CEU. É mais um espaço que a comunidade vai ganhar, está muito bonito e faremos um trabalho de incentivo à leitura. O livro salva vidas, foi assim para mim e assim será para crianças e adolescentes carentes que poderão ter um futuro brilhante.”

 

Chama a atenção da comunidade local, também, o fato de a estrutura não possuir muros e estar aberta e convidativa à interação, visando principalmente à inclusão social em uma área de vulnerabilidade do município.

 

O CEUS- Centro de Artes e Esportes Unificados têm por objetivo integrar em um mesmo espaço, programas de ações de culturais, prática de lazer, inclusão social e digital com formação e qualificação do cidadão, para inserção no mercado de trabalho. Fazem parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) no Eixo Comunidade Cidadã. Cabe ao Ministério da Cultura (MinC) a gestão e a coordenação da implementação desses espaços pelo Brasil. Depois de inaugurados, a gestão do local fica a cargo de um comitê composto por representantes do Poder Público municipal, da sociedade civil organizada (ONGs e Pontos de Cultura) e de moradores do local.

 

O CEU de Breves já conta com um sítio eletrônico próprio, no endereço

http://www.ceubreves.com/

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page