top of page

Curta de Roraima, contemplado no Programa Amazônia Cultural, ganha o mundo 

  O lançamento aconteceu durante a Mostra de Cinema Universitário: Saberes Amazônicos, ocorrida no Centro Amazônico de Fronteira (CAF) da Universidade Federal de Roraima, no mês de junho, em Roraima. O projeto do filme foi contemplado pelo Programa Amazônia Cultural (Edição 2013-MINC/SEFIC/RRN) e foi um dos projetos aprovados no edital de seleção pública de patrocínio do Banco da Amazônia (BASA), edição 2016.

  A mostra aconteceu de 15 a 17 de junho deste ano, com o objetivo fazer circular filmes autorais e independentes produzidos nos estados da Amazônia. Forem apresentados curtas de cineastas dos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima que são exibidos em cineclubes, mostras alternativas, universidades, comunidades, internet e outros circuitos em constante construção.

  Agora o filme alça um voo maior: Irá participar da competitiva do Festival Internacional de Curtas metragens de SP/2016, na capital paulista.

  Fronteira em Combustão foi gravado em Boa Vista, na BR-174 sentido Norte e na fronteira do Brasil com a Venezuela, na cidade de Pacaraima-RR. O elenco principal é formado por Anderson Souza (como Gilberto), Bebeco Pojucan (Riba), Silvana Lins (Cáudia) e Gustavo Brenner (Davi).

  O filme conta a história de Gilberto, um pai de família que está desempregado e recebe o convite do vizinho Riba para “puxar” gasolina da Venezuela. Conforme o cineasta, o tema surgiu como a proposta de ser um documentário. “Minha veia jornalística falava alto e me instigou a procurar saber mais sobre o contexto, aprofundando-me no tema e conhecendo a complexidade dele. Então percebi que seria mais interessante construir essa narrativa com elementos da ficção, mesmo tratando de um tema real”, lembra.

  Anderson Souza, que protagoniza o filme no papel de Gilberto, ressalta a sensibilidade da equipe técnica do filme. “Trabalhar com o Thiago foi uma descoberta. Percebi uma sensibilidade nele e um carinho muito grande conosco, os atores, que também veio todas as outras direções: preparação de elenco, arte, produção”, revela o ator que tem 20 anos de experiência. “Foi muito bom, por mim trabalharia o resto da minha vida com a equipe”, brinca.

  Para o papel de Cláudia, o diretor convidou a atriz Silvana Lins, de São Paulo. “O convite já foi uma aventura particular. Eu não fazia ideia do que esperar. Nunca tinha feito nenhuma pesquisa sobre a região, nunca tinha me dado conta verdadeiramente, até esse momento, da dimensão do Brasil. Esperava um lugar pacato, sem estrutura e sem anseios. Encontrei um lugar encantador, cheio de histórias, construídas por uma galera cheia de lutas particulares que precisam ser travadas apenas por elas porque o resto do país nunca ouviu falar. Vivi coisas encantadoras como ver, nem que seja um pouquinho, a luta para manter viva a cultura local, os ‘hinos populares’ cantados com lágrimas nos olhos e sorriso no rosto e a gana de fazer, custe o que custar, arte na Amazônia”, conta a atriz.

 

SOBRE O DIRETOR

  Thiago Chaves Briglia tem 33 anos, é formado em Direção Cinematográfica pela Academia Internacional de Cinema de São Paulo e em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Roraima.

  Estreou no cinema com os documentários "Nas trilhas de Makunaima" (2007) e “Roraimeira - expressão amazônica" (2009), com prêmios do Programa DocTV Brasil, que possibilitou a exibição dos filmes nas TVs Cultura, Brasil e Sesc TV, em âmbito nacional.

  Foi agente do Projeto Cinema BR em Movimento da Petrobrás (2004) e facilitador das Conferências de Cultura em Roraima (2009). Dirigiu diversos curtas, com destaque para "Desfronteira" (2010), selecionado pelo projeto “Por que a gente é assim?” e exibido no Canal Brasil e Canal Futura; e para a ficção “Insólito”(2011), que rendeu o prêmio de melhor ator para Ulysses Ferraz, no Filmworks Film Festival SP (2012).

Fonte: Universidade Federal de Roraima (site) - Acessado dia 27/8/2016, às 20:16 hs

http://ufrr.br/ultimas-noticias/2598-cineasta-thiago-briglia-lanca-curta-fronteira-em-combustao-na-proxima-quarta-feira

bottom of page