top of page

RONDÔNIA

DANÇA

O III Eita - Encontro Beradêro em Dança acontece no Teatro Estadual Palácio das Artes desde o dia 21 de outubro. Os três primeiros dias da mostra foram dedicados a produções locais e surpreenderam o público pela qualidade dos espetáculos.

A partir desta terça-feira (25/10), 25 grupos convidados participam da programação do III Eita. A Cia Carne Agonizante (SP) apresenta três espetáculos e oficinas gratuitas, confira a programação.

25/10/2016 - Espetáculo "O canto preso"

Uma adaptação coreográfica do texto teatral "Bent", de Martin Sherman, dirigida por Sandro Borelli. Tendo como temas centrais o preconceito e o nazismo, Bent conta a história de um homem perseguido e preso por ser homossexual. Para amenizar seus horrores no campo de concentração, ele se fez passar por judeu, pois sabia que os homens que detinham o triângulo rosa em suas vestes estavam sendo massacrados pelos guardas da SS e humilhados pelos presos. Nesse lugar de sofrimento e extermínio em massa, se apaixona por outro homem de quem se torna amigo e amante. 

 
Com intensa fisicalidade, o espetáculo cria uma atmosfera densa, alternando momentos de fragilidade e agressividade. Os dois personagens masculinos foram inseridos num contexto atual, com o objetivo de ampliar a discussão sobre territórios e fronteiras, liberdade e opressão. Em cena, duas figuras femininas, não existentes na trama original, são figuras metafóricas dos personagens masculinos.

Ficha Técnica

Concepção, direção e coreografia: Sandro Borelli • Assistente de Coreografia: Rafael Carrion • Intérpretes: Alex Merino, Amanda Santos, Laia Mora, Mainá Santana e Rafael Carrion • Preparação Corporal: Jose Ricardo Tomaselli e Vanessa Macedo • Trilha Sonora: Sérgio Zurawsky • Luz: Sandro Borelli • Figurino: Grupo • Arte Gráfica: Gustavo Domingues • Fotografia: Júnior Cecon Direção de Produção: Junior Cecon

Informações Adicionais

Duração dos espetáculos: 60 minutos I Gênero: Dança Contemporânea I Classificação Indicativa: 16 anos

26/10/2016 - Espetáculo Estado Independente

Inspirado na poética e na política revolucionária de Ernesto Che Guevara

 

Che colocou a postura ideologia à frente da própria existência e desafiou o “status quo” na América Latina e África em nome de uma revolução contra a miséria material e espiritual.

 

A pesquisa e a criação se apóiam na revolução política e poética proposta por Ernesto “Che” Guevara nos anos 50 e 60, na figura lendária do guerrilheiro “cidadão do mundo” como ele próprio se definia, e na sua permanência no imaginário coletivo como um personagem de espírito incorruptível, indomável, e disposto a lutar contra a injustiça social.

 

Em Estado Independente o grupo repercute as questões existenciais que permitam ao individuo, em grupo, buscar uma saída que lhe permita sonhar com um mundo socialmente justo, honesto e ético.

Ficha Técnica

Concepção, direção e coreografia: Sandro Borelli •  Assistente de Coreografia: Rafael Carrion • Intérpretes: Alex Merino, Amanda Santos, Everton Ferreira, Laia Mora, Mainá Santana e Rafael Carrion.• Preparação corporal: José Ricardo Tomaseli e Vanessa Macedo • Trilha sonora e arte gráfica: Gustavo Domingues • Fotografia: Júnior Cecon • Luz: Sandro Borelli • Figurino: Grupo

Diretor de Produção: Júnior Cecon

 

Informações Adicionais

Duração dos espetáculos: 55 minutos I Gênero: Dança Contemporânea I Classificação Indicativa: 16 anos

27/10/2016 - Espetáculo Colônia Penal

Inspirado na obra homônima de Franz Kafka (1883 -1924) e na ditadura militar brasileira (1964-1985).

A abordagem da condição humana e social implícita nas obras de Kafka é de uma atualidade desconcertante; e se aproxima do que julgamos urgente e fundamental discutir na sociedade contemporânea. Kafka nos dá uma visão ampla e original do indivíduo em relação ao meio em que está inserido. A opressão, o aprisionamento e a desesperança deste homem que traz em si as marcas de sofrimento de um mundo alienado são temas recorrentes em sua obra.

O escritor Checo faz uma análise crítica sobre o instituto da pena, analisando os seus limites, a sinistra imposição de penas baseadas em castigos corporais pelo Estado e ilustra com clareza e precisão as barbáries que constituíam as técnicas medievais na aplicação desses castigos punitivos. É uma crítica aberta aos regimes despóticos nos quais o processo judicial e o direito de liberdade são subjulgados.

O espetáculo propõe que o insólito e o absurdo possam ser percebidos em várias situações: Numa detalhada descrição de métodos de tortura dos regimes antidemocráticos abrigando e encobertando assassinos; na cruel e irônica omissão de um observador estrangeiro; na estranha relação entre o poder oficial e o condenado.

O coreógrafo Sandro Borelli e Grupo ampliam a pesquisa em direção as torturas cometidas pela ditadura militar no Brasil nas décadas de 60, 70 e 80 resultando com a morte e desaparecimento de centenas de brasileiros contrários ao regime da época. Constrói uma estrutura de gestos, ações e movimentos resultando uma dramaturgia corporal teatralizada, para gerar um jogo de tensão no espectador.

Colônia Penal caracteriza-se como um atentado contra a dignidade humana. É o anti-herói kafkiano lançado, torturado e executado nos porões da ditadura militar brasileira.

Ficha Técnica

Concepção, direção e coreografia: Sandro Borelli • Assistente de Coreografia: Rafael Carrion • Intérpretes: Alex Merino, Amanda Santos, Everton Ferreira, Laia Mora, Mainá Santana e Rafael Carrion • Preparação corporal: José Ricardo Tomaseli e Vanessa Macedo • Trilha sonora: Gustavo Domingues • Luz: Sandro Borelli • Cenografia: Grupo • Fotografia: Junior Cecon • Arte gráfica: Gustavo Domingues • Diretor de Produção: Júnior Cecon

 

Informações Adicionais Duração dos espetáculos: 60 minutos I Gênero: Dança Contemporânea I Classificação Indicativa: 16 anos

OFICINAS

26/10/2016 - "Corpo como instrumento reflexivo e político"

Objetiva experimentar e desenvolver um trabalho de pesquisa corporal buscando descobrir peculiaridades que serão analisadas a partir do duplo registro da impressão e da expressão do corpo em movimento. Compreender o fenômeno artístico da dança e a relação que se estabelece entre o corpo e suas (des)organizações articulares e musculares. A oficina terá 3 horas de duração, conduzida pelo coreógrafo Sandro Borelli e serão ofertadas 30 (trinta) vagas gratuitas. Horário das 9h às 12h. Inscrições pelo e-mail: eitaproducaopvh@gmail.com

 

27/10/2016 - "Workshop - formatação e gestão de projetos culturais"

Proporcionar informação, discussão e reflexão acerca da importância de uma gestão estratégica de projetos culturais, fornecendo noções sobre elaboração e formatação de projetos de natureza cultural para as Leis de Incentivo à Cultura. O Workshop terá duração de 4 horas e será ministrada pelo produtor cultural Júnior Cecon. Serão ofertadas 20 (vinte) vagas gratuitas. Horário: 9h às 13h. Inscrições pelo e-mail: eitaproducaopvh@gmail.com

Serviço

III Eita - Encontro Beradêro em Dança (RO)

Local: Teatro Estadual Palácio das Artes

Endereço: Av. Presidente Dutra, 4183 - Olari

Período: 21 a 29/10/2016

Horário: 20h

Classificação: 14 anos

Entrada gratuita - chegar com antecedência

bottom of page