top of page

JAN

2016

Desde pequeno, Alexandre Sequeira já gostava de desenhar, pintar e mexer com argila. Na escola, adolescente, era um dos primeiros a se envolver em eventos culturais na Escola de Aplicação da UFPa. Este foi o início da trajetória deste artista paraense, que até hoje se permite transitar entre linguagens e nos devolver com obras que conduzem a reflexão de nosso cotidiano.

 

A brincadeira virou objetivo na vida. Este, hoje vigoroso artista visual, formado em Arquitetura e especialista em Semiótica e Artes Visuais pelo Instituto de Ciências da Arte da UFPa, Mestre e doutor em Arte e Tecnologia pela UFMG e hoje, professor da Faculdade de Artes Visuais da UFPA. Seu trabalho ganhou mundo e reconhecimento com obras de delicada, porém profunda, reflexão do universo amazônico.

 

Em sua carreira, Alexandre acumula inúmeras exposições e participações em simpósios, seminários, dentre outros circuitos de arte por quase todos os estados do Brasil e exterior, com destaques a "Une certaine amazonie" em Paris/França, Bienal Internacional de Fotografia de Liège/Bélgica, Exposição no Centro Cultural Engramme em Quebec/Canadá, X Bienal de Havana/Cuba, Festival Internacional de Fotografia de Montevideo/Uruguai, Simpósio e exposição “Brush with Light”, em NewPort/Reino Unido; Festival Internacional de Fotografia de Pingyao/China, exposição “Gigante pela própria natureza” em Valência/Espanha, “Contemporary Brazilian Printing” em New York/EUA, “Geração 00 – a nova fotografia brasileira e Projeto Portfólio-Itaú Cultural em São Paulo/Brasil, Paraty em Foco 2009, FotoFestPoa 2010 e 2011, Festival Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro 2011, Festival de Fotografia de Recife 2010, dentre tantos outros. Alexandre tem hoje seu trabalho citado em importantes publicações sobre Arte contemporânea brasileira, além de obras de sua autoria em acervos do Museu da UFPa, Espaço Cultural Casa das 11 Janelas, Coleção Pirelli/MASP, Museu de Arte do Rio/MAR, Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, Coleção de Fotografia da Associação Brasileira de Arte Contemporânea – ABAC, além de coleções particulares pelo Brasil e exterior.

Visite a fanpage de artista AQUI

bottom of page