top of page

Designer do Norte é destaque

na comitiva MICSUL

  A designer Iuçana Mouco, única participante do Norte do Brasil no grupo 60 empreendedores brasileiros no MICSUL 2016, sempre buscou desenvolver pesquisa em outros suportes, novas formas a partir de suas referências de entorno, ou seja, da Amazônia que a cerca.

 

  Graduada em Desenho Industrial (UFAM/2004), mestranda em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (2010). Movida por sua inquietude acabou buscando a especialização em Design de Móveis no Centro Tecnológico Italiano (COSMOB-2012). Seu foco é o no design de objetos, indo de brinquedos ao mobiliário, mas não a impedem de experimentar e criar em outros suportes como pintura, poesia e fotografia. Como designer atua no mercado há mais de 10 anos, já participou de várias exposições nacionais e internacionais, além de ter sido premiada em concursos nacionais e internacionais; sempre apresentando produtos inspirados na Amazônia utilizando para as suas criações as formas, funções, cores, técnicas e matérias-primas que nascem na floresta; a fauna a flora e toda a cultura que permeia esse ambiente são elementos para o desenvolvimento de jóias, móveis e objetos criativos, produzidos de forma sustentável.

  Participou da Bienal Brasileira de Design em - Florianópolis/ 2015 recebeu o Prêmio Objeto Brasil 2016. No ano seguinte, 2016, lançou durante o São Paulo Fashion Week 41/2016 sua marca própria, Iuçana Mouco, apresentando acessórios pessoais e home decor, destacando a sua nova coleção de bijuterias "Fibras da Amazônia" com a linha Arumã. Com isso, investiu em sua inserção diretamente no mercado especializado, buscando ampliar suas vendas e o alcance de suas criações, sempre com a visão de buscar uma estética genuinamente amazônica e valorizar ao máximo a cultura, os artesãos e matérias-primas da floresta.

 

  “Fico muito feliz com essa iniciativa do MINC e da APEX  e as oportunidades geradas através desse  evento aos artistas, designers e pequenas empresas brasileiras. Tenho certeza que participar deste evento será uma experiência enriquecedora para mim e para a minha empresa. Acredito que este processo permitira visibilidade internacional para o meu trabalho e possibilitara a entrada de meus produtos nesse mercado, o que levaria bem mais tempo se estivesse sozinha” declara a designer e artista manauara.

 

  "O Micsul é a principal plataforma de promoção da dimensão econômica da cultura na América do Sul. Sua consolidação como evento de referência regional e internacional, já nesta segunda edição, nos inspira a intensificar esforços para ampliar mecanismos e recursos necessários ao incremento da inserção de bens e serviços culturais brasileiros no mercado global", destaca o ministro da Cultura do Brasil, Marcelo Calero. 

A designer Iuçana Mouco

Iuçana Mouco, designer manauara

Alguns dos trabalhos da designer

Sobre o MICSUL 2016

  Criado com o intuito de promover intercâmbio de conhecimento, produtos e serviços culturais e criativos, o Mercado de Indústrias Culturais do Sul, ou simplesmente MICSUL, chega a sua segunda edição, que acontecerá este mês em Bogotá. O projeto é uma iniciativa dos Ministérios da Cultura de 10 países da América do Sul. Entre os empreendedores brasileiros, teremos a única participante do Norte do Brasil selecionada, a designer maruara Iuçana Mouco. 

 

A primeira edição do projeto foi realizada em maio de 2014, em Mar del Plata, na Argentina. A segunda edição inicia hoje, 17, e irá até o dia 20 de outubro na cidade de Bogotá (Colombia) e contará com a participação de empreendedores da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Peru, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

   Nesta edição, o Brasil terá 60 projetos participantes, sendo dez empreendedores de cada um destes seis setores: artes cênicas, audiovisual, editorial, animação e games, música e design. Haverá também uma empreendedora da área de moda, que fará um desfile junto com profissionais de outros países. Os empreendedores brasileiros foram selecionados por meio de edital lançado em parceria pelo Ministério da Cultura (MinC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). 

Saiba mais sobre o MICSUL e sua programação oficial clicando AQUI

Por Afonso Gallindo/Comunicação RRN

bottom of page