top of page

Aqui você pode ficar por dentro sobre as principais notícias e informações sobre todas as novidades relacionadas ao MinC Norte.

POLÍTICAS DE ESTADO PARA A MÚSICA: APRESENTAÇÃO EM BELÉM

 

O Encontro aconteceu em Belém no auditório lotado da RRN do MinC, na noite do dia 5/5.  O evento contou com auditório lotado para a apresentação em Belém das Políticas de Estado para Música, elaboradas pelo Ministério da Cultura (MinC).   

 

A ação teve o apoio da Regional Norte MinC e foi conduzida pelo Diretor de Políticas Culturais da SPC/MinC, Pedro Vasconcellos e contou com a participação na mesa de Delson Cruz (Chefe da Representação Norte do MinC) , Claudio Poty (Secretário Executivo do Ministério do Trabalho e Previdência), Ricardo Aquino (Representante do Conselho Nacional de Política Pública-Música), Valcir Santos (Membro do Conselho Municipal de Política Cultural), Marcos Araújo (Superintendente Regional do Branco do Brasil) e Dona Onete (Cantora e compositora). Na plateia, mais de 65 participantes composta por músicos, produtores, trabalhadores, sindicatos e militantes do setor musical.

 

Para Pedro Vasconcellos, diretor de políticas culturais da SPC/MinC, foi com grande satisfação que participou do evento em Belém, onde anunciou as novidades que estruturam uma Política de Estado para a Música no Brasil. “Estamos juntos com o Ministério do Trabalho, anunciando essas linhas de crédito, tanto para microempresários, pequenos empresários e microempreendedor individual, com a possibilidade de teto de até R$ 400 mil por projeto. Isso vai permitir, muita gente, aquecer sua atividade e desenvolver seu potencial criativo a partir destas linhas.”

 

O pacote de 24 estratégias e 42 ações elaboradas pelo MinC, resultante de um amplo processo de escuta, negociação e incorporação de propostas da sociedade civil, apresentam ações para o ambiente digital e para os mercados interno e internacional.

 

O destaque foi a linha de crédito que já disponibiliza R$ 100 milhões para micros e pequenos empreendimentos musicais e contou com esclarecimentos importantes de Marcos Araújo, superintendente regional do Banco do Brasil. Na avaliação do superintendente “o encontro foi um marco para a história da música, para a organização dos músicos do Estado do Pará. O Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) tem agora uma linha especifica para financiamento da cadeia produtiva da música. A partir daqui, vamos buscar outros passos, juntamente com outros parceiros, na organização da cadeia musical e contribuímos neste processo, abrindo a linha específica para agentes do setor”.

 

A consciência da necessidade de maior organização no setor esteve presente em todas as manifestações dos presentes. Para Valcir Santos, membro do conselho municipal, o anuncio das políticas e a reunião foram muito importante. “Um grande avanço para o setor que esta minguando recursos. Fazemos nosso papel dentro do conselho municipal, temos dois representantes dentro do CNPC e ai é fazer frente que estes recursos sejam acessíveis. Agora, cabe muito mais a articulação das organizações da cultura como conselhos, fóruns, sindicatos de músicos, fazendo força coletiva”, concluiu Valcir.

 

Para o secretário executivo do Ministério do Trabalho e Previdência, Claudio Poty, o encontro foi positivo, e destacando a importância da organização e a união. “Temos uma produção fortíssima. Na parte de fomento, existem dificuldades enormes nas políticas estadual e municipal. Essa linha, obviamente, não substitui o incentivo e sim trás uma nova possibilidade através do financiamento. Precisamos rever também a Rouanet, outro ponto importante. São, digamos, tijolos que vão se somando para se construir um mural favorável para o setor”.

 

Outro aspecto importante no pacote são as novas regras que possibilitarão aos músicos brasileiros maior controle sobre seus direitos autorais no ambiente digital e o apoio do MinC à criação de uma agência federal específica para o setor.

 

Para a compositora e cantora, Dona Onete, “Antes tarde do que nunca. Nós temos que nos unir, como músicos. Se nós acreditarmos, isso será possível”, finaliza a compositora.

ASSISTA VÍDEO DO EVENTO

MESTRES E MESTRAS DO CARIMBÓ DO PARÁ APRESENTAM SHOW “SOMOS PATRIMÔNIO”

 

O público de Belém tem um encontro marcado com essas figuras maravilhosas no Espaço Cultural Apoena, no dia primeiro de abril, no Show “MESTRES E MESTRAS DO CARIMBÓ DO PARÁ – SOMOS PATRIMÔNIO”, uma grande celebração da beleza e diversidade de nossa grande tradição musical, hoje reconhecido como patrimônio cultural imaterial brasileiro. O projeto “MESTRES E MESTRAS DO CARIMBÓ DO PARÁ” é uma iniciativa que busca valorizar e oportunizar alguns desses mestres e mestras anônimos do carimbó, desconhecidos do grande público, mas amados e respeitados por suas comunidades. Atendendo ao convite do Espaço Cultural Apoena, a Campanha “Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro” reunirá mestres e mestras do Carimbó vindos de 16 municípios paraenses, da Região do Salgado à Ilha do Marajó, do Tapajós à Região Metropolitana de Belém para uma grande festa carimbozeira. Eles e elas virão a Belém para participar da reunião do Comitê de Salvaguarda do Carimbó, promovido pelo Iphan, e da plenária do movimento carimbozeiro, atividades que ocorrerão nos dias 1 e 2 de abril.

 

Serviço MESTRES E MESTRAS DO CARIMBÓ DO PARÁ Show “Somos Patrimônio”

Dia 1/4/2016

Espaço Cultural Apoena (Av. Duque de Caxias, 450, esquina com Tv. Antônio Baena)

A partir das 22 h - Ingressos a 10,00

Informações e venda antecipada: (91) 98191-6690 | 98303-7950 | 99969-3572

 

 

Texto: Campanha Carimbó Patrimônio Cultural Brasileiro

VALORIZAÇÃO DO CARIMBÓ DE RAIZ DO PARÁ

 

     Aconteceu na manhã desta sexta feira (1/4), no auditório do IPHAN, a segunda reunião do Comitê Gestor de Salvaguarda do Carimbó, com presença dos Mestres de Carimbó e representantes de 17 municípios do Estado com objetivo estabeler as diretrizes do Plano de Salvaguarda do Carimbó no Estado do Pará.

 

      Este Comitê foi criado durante o 1º Congresso Estadual do Carimbó, que aconteceu em Ananindeua (Junho/2016), no Centro de Formação Cristã. Durante o evento, que reuniu Mestres e representantes de grupos de todo Estado e da região metropolitana, foram qualificados as primeiras propostas de ações de salvaguarda e eleitos os participantes que compôe o atual Comitê Gestor de Salvaguarda.

 

       Na primeira reunião do Comitê, que aconteceu em novembro do ano passado, foram iniciadas as discussões para a construção das diretrizes de trabalho da Comissão. A inteção desta segunda foi a de avançar ainda mais, sempre de forma democrática entre o IPHAN e os membros do Comitê Gestor, entre outros importantes itens como a portaria de institucionalização, esquematização de regimento interno e definir os critérios de participação.

 

      A proatividade do grupo é destacada pelo técnico da área do Patromônio Imaterial (IPHAN/PA), Ciro Lins, que destacou a importãncia do processo de mobilização “eles não ficam só esperando a ação do IPHAN, a ação do Ministério da Cultura,a ação do Estado. Eles apresentam sua pauta de reivindicações, chamam, propõem reuniões. Isso é o que se deseja, se almeja na participação e na construção de políticas públicas em benefício das manifestações culturais”, conclui Ciro. Durante o ano passado aconteceu amplo processo de mobilização, que o IPHAN participou como convidado. Ocorreram encontros municipais de Carimbó em cerca de 25 municípios (interior e região metropolitana).  

 

      Como resultado, foram indicadas ações e elaborado um diagnótico participativo com os mestres de Carimbó e que também contou com a presença de representantes de diversos grupos. Neste processo foram identificados problemas na produção, reprodução e transmissão dos conhecimentos relacionados ao Carimbó e sugeriram soluções para estes problemas. Para Manoel Agnaldo Pinto ou Mestre Manoel, representante da região do Salgado e delegado da Comissão Nacional de Cultura (CNC), “sabemos o que queremos e desajmos que o Carimbó cresça. A inteção do trabalho de salvaguarda é a de que nossos jovens, as nossas crianças conheçam sua própria cultura, respeitando o carimbó de raiz deixando por nossos pais.” finaliza o Mestre.

Licenciamento ambiental é pauta de debate no Acre

 

Para debater os impactos dos empreendimentos públicos e privados de grande extensão sobre o meio ambiente e o patrimônio cultural, a Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Acre (Iphan-AC) realizará o I Seminário Patrimônio Cultural e Licenciamento Ambiental. O evento ocorrerá no Ministério Público do Estado (MP-AC), na capital Rio Branco, na próxima quarta-feira, dia 06 de abril.

 

A principal temática do debate é a Instrução Normativa Iphan nº 001/2015, publicada em 25 de março de 2015, com o intuito de orientar os gestores ambientais quanto à utilização dessa normativa. O evento também será um espaço de diálogo entre o Iphan e representantes de instituições que participam do processo de licenciamento. Durante o Seminário, também será apresentado ao público o patrimônio cultural do Acre, ao mostrar os bens tombados, registrados, arqueológicos e valorados que estão sob acautelamento do Iphan, e, especificamente, pela referida Instrução Normativa.

 

SERVIÇO:

I Seminário Patrimônio Cultural e Licenciamento Ambiental no Acre

Data: 06 de abril de 2016, das 9h às 17h30.

Local: Auditório do prédio sede do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), na Rua Marechal Deodoro, 472, Centro (Anexo I - Galeria Cunha).

 

REGIONAL NORTE PROMOVE SEGUNDA EDIÇÃO DO PROJETO “RODA DE CONVERSA”

 

O primeiro encontro realizado no dia 22/3, no auditório da Representação Regional Norte do MinC, teve como tema CULTURA & TRABALHO e contou com a presença do Sr. Esmerino Nery Batista Filho (Superintendente Regional do Ministério do Trabalho/MTE), Sr. Delson Cruz (Chefe da Representação Regional Norte do MinC) e representantes de diversos segmentos da cultura.

 

Teve como base a reflexão sobre a necessidade dos trabalhadores de cultura se apropriarem da discussão a respeito do reconhecimento profissional dos trabalhadores da cultura. Isto é, o reconhecimento do “fazer cultural”, na produção da cultura alimentar, funções técnicas da produção do audiovisual, musica, dança, circo e etc. Outros temas importantes também foram levantados como saúde & cultura, financiamento & cultura e que serão tradados que serão tratados em encontros futuros.

 

O tema para a nova reunião TRABALHO & PREVIDÊNCIA é ira proporcionar a discussão e a busca de encaminhamentos concretos. Nesta edição, contaremos com a participação do Sr. Marcio Leno Maués (Gerente Executivo do INSS em Belém/Pa), Esmerino Nery Batista Filho (Superintendente do MTE) e do Sr. Delson Cruz (Chefe da Representação Regional Norte do MinC), que conduzirá as discussões.

 

Poderão participar da reunião artistas, militantes, agentes culturais, arte-educadores, sindicatos de setores culturais e o público em geral, sendo necessário o envio de e-mail, confirmando sua participação. O evento será gratuito.

 

SERVIÇO

Auditório do INSS (GEXBEL)

Dia 26/4/2016 (Terça-feira) às 15 horas

Local: Av. Nazaré, 133 (entre Assis de Vasconcelos e Dr. Morais)

E-mail para envio de confirmação: comunica.mincnorte@gmail.com

 

MARABAIXO PODE SE TORNAR PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL

 

      O ministro da Cultura, Juca Ferreira, reuniu na tarde da última terça-feira (22/3) com grupo de fazedores culturais do Amapá e representantes do Marabaixo, manifestação cultural típica do Estado e associada às festividades de devoção a santos católicos. O encontro foi intermediado pelo senador Randolfe Rodrigues e acompanhado por Jurema Machado, presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

RRN recebe oficina sobre o Prêmio Viva Leitura em Belém

 

      A Representação Regional Norte e a Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura (DLLLB) realizaramm, na tarde dessa quinta-feira (03), oficina por meio de conferência com a equipe da DLLLB para os interessados em se inscrever no 8º Prêmio Vivaleitura. A oficina foi realizada no auditório da Representação Regional, em Belém (PA).

    Durante a oficina, ministrada por Fernando Braga, Coordenador-geral de Leitura - CGL , os participantes esclareceram dúvidas sobre o edital, que tem a finalidade de fomentar, estimular e reconhecer boas práticas de leitura no Brasil todo. Fernando destou que é muito importante conhecer as iniciativas da região norte nessa área.

MPF/PA e Iphan farão consulta e audiência pública sobre reforma do Ver-o-Peso

 

     A partir de 2 de março, o projeto de reforma da feira do Vero-Peso, em Belém (PA), está colocado integralmente à disposição do público no site do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para consulta pública, pelo prazo de 30 dias. Além da consulta pública na internet entre os dias 2 e 31 de março, MPF e Iphan vão organizar e coordenar uma audiência pública para receber contribuições da sociedade civil ao projeto, prevista para o dia 5 de abril de 2016. O complexo do Ver-o-Peso é formado por diversas estruturas centenárias e funciona como entreposto comercial desde o século XVII, época da fundação de Belém. A feira é hoje um dos principais centros de abastecimento da capital paraense, recebendo produtos da agricultura familiar, ervas, açaí e pescado de pequenos produtores do interior do Estado.

Coletivo Caimbé comemora sete anos

 

       O Coletivo Caimbé e seus parceiros prepararam uma intensa programação cultural para comemorar o Dia Internacional da Poesia, celebrado todo 21 de março, e os sete anos de atividades do grupo. Serão quatro edições do Sarau da Lona Poética misturando literatura, música e artes visuais em Boa Vista, Alto Alegre e até nas ondas do rádio. As atividades terão como convidados especiais sete poetas e músicos e 12 artistas visuais expondo suas obras. Para efetivar a programação comemorativa, o grupo terá a colaboração do Sesc Roraima, do Centro de Ciências Humanas da Universidade Federal de Roraima, do Centro Universitário Estácio da Amazônia e da Casa do Mike, espaço cultural da zona oeste de Boa Vista. Desde novembro de 2015 até abril de 2016, o Sarau da Lona Poética conta também com o apoio do Ministério da Cultura, através da Bolsa de Fomento à Literatura.​

OFICINAS DE FORMATAÇÃO DE PROJETO NA REGIÃO NORTE INCIAM ESSE MÊS

 

A Unidade Técnica do PRODAV TVs Públicas, em parceria com entidades locais e TVs públicas, realizarão, entre os meses de fevereiro e março de 2016, oficinas de formatação de projetos nas 27 capitais brasileiras. Serão três oficinas por capital, cada uma dedicada a uma tipologia (animação, documentário e ficção). O objetivo é preparar os interessados em participar dos editais da segunda edição do PRODAV TVs Públicas. Cada oficina terá até 30 vagas. Para se inscrever, o proponente deve preencher ficha de inscrição online. A Linha de Produção de Conteúdos destinados às TVs Públicas, do Programa Brasil de Todas as Telas, tem como objetivo a regionalização da produção de conteúdos audiovisuais independentes para destinação inicial ao campo público de televisão (segmentos de TV universitária, comunitária e educativa e cultural). 

Praça CEU é inaugurada em Palmas, no Tocantins

 

      A comunidade do município de Palmas, no Tocantins, recebeu na última sexta-feira, 4, uma unidade da Praça CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), equipamento que integra em um mesmo espaço programas e ações culturais, esportivas, de lazer e de educação. O equipamento está localizado no setor Morada do Sol II, na região sul da cidadeCom investimentos de mais de R$ 2,5 milhões, sendo R$ 2 milhões de repasse do Governo Federal e R$ 500 mil de contrapartida do executivo municipal, esta Praça CEU é a 93ª a integrar o plano de ação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2).

Fundação Palmares certifica 19 comunidades quilombolas

 

      A Fundação Cultural Palmares (FCP) reconheceu na última quinta-feira (3), 19 comunidades como remanescentes de quilombos. As comunidades recém-certificadas estão distribuídas entre os estados do Pará, Amapá, Bahia e Minas Gerais.

         No Pará, as comunidades recém-certificadas são Tucumandeua, Rosa de Saron e Nova Betal, do município de Tomé-Açu; Providência, Mangueira, Salvá, Paixão, do município de Salvaterra; e Sítio Bosque, da cidade de Moju. No Amapá, elas são: Lago do Papagaio, Rio Pescado, Santo Antônio da Pedreira e Abacate da Pedreira, todos na capital do estado, em Macapá.

Secretaria da Cultura lança edital de incentivo ao Audiovisual no Tocantins 

 

A minuta de lei do Sistema Estadual de Cultura foi encaminhada na manhã desta terça-feira, 22, para a Assembleia Legislativa do Tocantins. O Projeto de Lei 43/2015, versando sobre o Sistema de Cultura do Tocantins (SC/TO), foi encaminhado pela Casa Civil junto a outras demandas do Governador Marcelo Miranda e deverá ser votado após o retorno do recesso dos parlamentares. A iniciativa vem ao encontro das diretrizes adotadas pelo Ministério da Cultura, no sentido de fortalecer a cultura regionalizada dos Estados e Municípios, por meio da adesão ao Sistema Nacional de Cultura.

Projeto traz inclusão social à biblioteca do Amazonas

 

Intitulada ‘Treinamento sobre Equipamentos de Tecnologia Assistiva (TA)’, a oficina aconteceu nos dias 16 e 17 de fevereiro, na biblioteca amazonense, com carga horária de 16 horas para funcionários. Ao todo, 20 funcionários foram capacitados com o treinamento em Tecnologia Assistiva, com atividades ministradas pelo consultor em Tecnologia Assistiva, Pedro Berti. Ao final, foi elaborado um relatório com sugestões de diretrizes nacionais para a área da acessibilidade e inclusão. Além do Amazonas, bibliotecas estaduais de Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Acre, Maranhão e Bahia foram selecionadas para receber o projeto.

Iphan abre inscrições para o Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural

 

Os interessados em participar da seleção das 20 bolsas do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (PEP/MP/Iphan) poderão se inscrever até o dia 01 de março de 2016. Na Superintendência do Iphan no Pará, há 01 (uma) vaga para arquitetura e urbanismo. O Mestrado Profissional destina-se a formar, durante 24 meses, profissionais graduados em diversas áreas de conhecimento para atuarem no campo da preservação do patrimônio cultural. O curso associa as práticas de preservação nas unidades da Instituição, distribuídas no território nacional, ao aprendizado teórico-metodológico e à pesquisa. O início das atividades será dia 01 de agosto de 2016, conforme determinações do edital.

 

Tribo indígena no Acre cria game sobre sua própria história para preservar cultura local

     

A comunidade indígena localizada no Acre montou uma equipe de programadores, artistas e antropólogos para criar seu próprio videogame. O projeto se chama “Huni Kuin: os caminhos da jiboia” e trata-se de um jogo de plataforma de 5 fases, onde cada fase conta uma antiga história desse povo. O objetivo do game, que poderá ser baixado gratuitamente pela internet, é levar um pouco dessa cultura para a sociedade brasileira através de uma mídia moderna.

 

Texto: culturaviva.gov.br

bottom of page