top of page

Emergências

Em um momento de intensas transformações e diante de uma crise de dimensões globais que atinge os mais diversos setores e institucionalidades, a cultura surge como ativadora de processos emergentes na disputa por direitos civis, políticos, sociais, econômicos e ambientais. De 7 a 13 de dezembro, pensadores, ativistas, artistas, produtores culturais, gestores e agentes políticos de todo o mundo vão participar, no Rio de Janeiro, na Região Metropolitana e na Baixada Fluminense, do Emergências, projeto do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural.


O objetivo é pensar a cultura na centralidade das lutas pela ampliação dos direitos e entender as mudanças no campo da política, dos comportamentos, da economia, das artes, e debater a emergência de novos modelos de sociabilidade. Trata-se de criar um território cognitivo e afetivo, um espaço de conexão e diálogos para viver e pensar as aventuras políticas do século XXI. A ideia é reunir coletivos, indivíduos e redes que entendem que a mudança só virá a partir de uma transformação cultural e de mentalidade baseada no respeito à diversidade e em um reencantamento da política.


O Emergências é um projeto do Ministério da Cultura, através da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural, em parceria com a Universidade Federal Fluminense, construído com a participação de diferentes setores da sociedade civil. O evento reunirá mais de 2 mil agentes do mundo envolvidos em cultura política, ativismo e diversidade.


O nome dado ao evento, Emergências, lança mão de dois significados. De um lado, há o sentido de urgência associado a uma necessidade imediata de ações democráticas que superem a atual crise de legitimidade e de representatividade das instituições e, ao mesmo tempo, façam frente ao recrudescimento de um senso conservador que se espalha pelo mundo, independentemente do formato com que se apresenta ou da história que a explica. De outro lado, “Emergências” também se refere ao surgimento de um novo contexto social, político, econômico e cultural, marcado por novas formas de convivência, geradas por uma verdadeira revolução tecnológica e das comunicações viabilizadora de novos territórios culturais, novas modalidades de organização política e social e de um novo mundo no campo da informação.

 

Chamadas Públicas
Para intensificar a participação social no evento, a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultura (SCDC) do MinC irá lançar diversas chamadas públicas. Três já estão valendo: apoio para a compra de passagens internacionais, inscrição de voluntários e cadastramento de pontos de hospedagem solidária.


Passagens Internacionais


Para apoiar a participação de representantes de iniciativas culturais ibero-americanas, o programa IberCultura Viva lança a Convocatória Emergências. Vinte pessoas de países ibero-americanos serão contempladas com passagens aéreas para o Rio de Janeiro. As inscrições vão até o dia 16 de novembro.


Colaboradores


Estão abertas 30 vagas para os interessados em integrar a construção do Emergências de forma voluntária nas equipes de produção e comunicação. As inscrições vão até o dia 20 de novembro.


Hospedagem Solidária


Com a finalidade de mapear espaços disponíveis em receber agentes culturais, jornalistas, artistas, produtores, comunicadores e ativistas de todo o mundo, a Chamada de Hospedagem Solidária se destina para aqueles que possuem espaços disponíveis e interesse em receber tais agentes. As inscrições vão até o dia 30 de novembro.

 


Acesse e saiba mais sobre o evento: www.emergencias.cultura.gov.br

bottom of page